Segundo a Fundetec, laudos apontam que água das 17 fontes é imprópria para consumo. Restrição começou nesta quarta-feira (6)

Prefeitura colocará placas de alerta para moradores sobre água imprópria, em Cascavel — Foto: José Luiz Ferreira/Arquivo pessoal

O acesso as 17 fontes de água de Cascavel, no oeste do Paraná, está restrito desde a manhã desta quarta-feira (6), de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor de Recursos Hídricos, com base nos laudos da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) que apontam que a água das fontes é imprópria para consumo.

O comitê é formado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Também conta com as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde, representantes do Ministério Público, Câmara de Vereadores e conselhos municipais de Meio Ambiente e Saúde.

Restrições

De acordo com a secretaria, mesmo sendo proibido, muitos moradores bebem a água contaminada. Por isso, os painéis das fontes serão alterados para dificultar essa captação.

“Nós retiraremos os canos, faremos cortes. Enfim, o que for necessário para que a água só escorra pelos painéis”, explicou o diretor da Sema, José Luiz Ferreira.

A secretaria informou que colocará placas informativas sobre o consumo impróprio. Em algumas fontes, de acordo com a prefeitura, a comunicação visual foi retirada por vândalos.

Atualmente, as fontes contam com canos, onde as pessoas conseguem encher galões de água.

Segundo a prefeitura, a estimativa é de que o custo com as novas medidas seja baixo, mas não há um valor exato para a realização das mudanças.

Investigações sobre a qualidade das águas começou no início do ano, quando a Secretaria de Saúde anunciou surto de diarreia na cidade por causa da água contaminada.

Moradores de Cascavel pegam água em fontes minerais da cidade. — Foto: Argeu Almeida/ RPCTV
Moradores de Cascavel pegam água em fontes minerais da cidade. — Foto: Argeu Almeida/ RPCTV
Canos serão cortados para evitar que os moradores captem a água das fontes — Foto: RPC Cascavel/Reprodução
Canos serão cortados para evitar que os moradores captem a água das fontes — Foto: RPC Cascavel/Reprodução

Fonte: G1

Gestor de SMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *