No Paraná, 6,8 milhões de pessoas têm excesso de peso, segundo Secretaria da Saúde

O número do estado é maior do que o nacional. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira (55,7%) tem sobrepeso e 19% está obesa.

Para conscientizar as pessoas sobre os riscos associados à doença crônica, a OMS estipulou o dia 11 de outubro como o Dia Mundial da Obesidade. A ideia é estimular a discussão a respeito do problema e promover a adoção de hábitos saudáveis.

“É preciso incentivar a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e a redução do estresse, que são alguns dos fatores que geram o excesso de peso”, disse o conselheiro executivo da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO),
Caetano Marchesini.

Outro quesito importante no combate à doença, segundo Marchesini, é tratar do assunto desde cedo em casa. Isso porque, de acordo com dados da Federação Mundial de Obesidade, até 2025 11,3 milhões de crianças terão excesso de peso no país.

“Os pais e responsáveis devem dar exemplo e promover o consumo de alimentos saudáveis, por meio de uma dieta equilibrada,  em substituição às comidas rápidas e industrializadas”, falou Marchesini.

PROCURA POR CIRURGIAS BARIÁTRICAS CRESCE NO PAÍS

Por causa da epidemia da obesidade, o país também tem registrado aumento na procura por cirurgias de redução de peso. O número de cirurgias bariátricas no Brasil aumentou quase 85% entre 2011 e 2018, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Foram 424.682 pessoas operadas.

No Paraná, de acordo com a Secretária da Saúde, no ano passado ocorreram 6.601 internamentos para a realização da cirurgia bariátrica. Só entre janeiro e julho deste ano, ainda de acordo com o órgão, foram 3.640 internamentos.

OBESIDADE E CÂNCER

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer e especialistas fazem um alerta: o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo estão no topo dos fatores que contribuem para o aparecimento de, ao menos, 14 tipos de câncer. São eles: mama, cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo, esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

O QUE É OBESIDADE

A obesidade, segundo o Ministério da Saúde, é “o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do cotidiano”.

O indivíduo obeso é aquele com índice de massa corporal (IMC) é superior a 30. Aqueles com IMC de 25 a 29,9 são considerados com sobrepeso.

Fonte: Paraná Portal

Gestor de SMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *