Tabela com valores venais foi divulgada nesta quinta-feira. Redução se deve à desvalorização dos veículos, já que alíquota permanece a mesma

m 2018, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar em média 2,47% mais barato em Santa Catarina, exceto para caminhões, que os proprietários deverão pagar também pela carroceria. A cobrança começa em 10 de janeiro e o imposto pode ser pago em cota única ou parcelado em três vezes.

Os valores foram divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda nesta quarta-feira (20). A alíquota deve continuar a mesma, mas os donos de veículos emplacados em Santa Catarina devem pagar menos pelo imposto por causa da desvalorização dos veículos em 2017. Este ano, o IPVA também foi mais barato do que em 2016.

Continua depois da publicidade



“Em Santa Catarina, o IPVA varia entre 1% e 2% do valor venal do veículo. É a menor alíquota entre os estados do Sul e Sudeste”, disse Ari Pritsch, diretor de administração tributária. O IPVA mais caro deve ser de uma Lamborghini 2016. O valor é R$ 72.328,52. Motos de até 200CC são isentas, desde nenhuma multa tenha sido registrada para o veículo em 2017.

Santa Catarina tem 3,3 milhões de veículos tributados de uma frota total de 4,8 milhões. Os demais têm isenção ou imunidade, como veículo antigos, táxis e portadores de deficiência. A secretaria espera arrecadar R$ 1,6 bilhão com o IPVA em 2018.

Fonte: Litoral Hoje

Gestor de SMS