O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para tempestade, com risco de granizo, a partir das 12h até às 23h59 desta terça-feira (26)

Há previsão de temporais em toda a região Sul. (Daniel Castellano / SMCS)

A previsão de chuvas fica entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir diversas cidades do ParanáSanta Catarina e Rio Grande do Sul – confira abaixo no mapa.

Com os temporais, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

alerta-tempestade-inmet-pr-sc-rs
Trecho em laranja deve ficar em alerta para tempestade. (Reprodução / Inmet)

Os temporais devem atingir a região Oeste e Sudoeste do Paraná, além de uma faixa do Sul do estado. Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Guaíra, Palotina e Cascavel podem ser atingidas.

Já em Santa Catarina, as regiões Norte e Oeste devem ser atingidas. Além disso, o Planalto Sul e o Litoral Sul também podem registrar ocorrências. Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba devem ficar atentas.

Por fim, o Rio Grande do Sul também pode sofrer com a chuva. Além da capital Porto Alegre, outras cidades como Caxias do Sul, Erexim e Bento Gonçalves estão na área do alerta.

RECOMENDAÇÕES PARA A TEMPESTADE

De acordo com o Inmet, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores em caso de rajadas de vento. Isso porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de transmissão.

Se for possível, também é sugerido desligar os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.

Por fim, para mais informações sobre o que não fazer durante uma tempestade, fale com a Defesa Civil (telefone no 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

ALERTA DO INMET

O Inmet classifica seus avisos de quatro formas. A cor verde quer dizer que nenhum fenômeno está previsto. Já a cor amarela representa perigo potencial.

Por fim, a cor laranja apresenta perigo, enquanto a cor vermelha significa ‘grande perigo’. Ao todo, 295 municípios do estado estavam sob o sinal laranja do Instituto – o que significa perigo.

Fonte: Paraná Portal