Nesta quinta-feira (17), os idosas que participaram do curso de Artesanato, promovido pelo Centro de Revitalização da Terceira Idade (CERTI), da Vila Pioneiro participaram de momento de confraternização de conclusão do curso

Foto: Fabio Ulsenheimer

A atividade realizada vem de encontro a proposta que tem no CERTI, que é o fortalecimento de vínculos e convivência. Através dessa ação de interação e técnicas é que as participantes se soltam, conversam, criam amizades e realmente a convivência acontece. 

A professora Cleonice Dumke comentou que a atividade vai além do artesanato. “Neste momento trabalhamos somente com material reciclado, utilizamos vidro de pepino, palmito, para realizar os trabalhos belíssimos. Uma boa parte do material que foi utilizado já tinha no CERTI. Também reaproveitamos o vidro, que demora muito para se desfazer no ambiente. Esse curso tem o intuito de convivência e vínculo, de fazer do CERTI a segunda casa das participantes”.

Foto: Fabio Ulsenheimer

“Nessa atividade queríamos levar as alunas a uma conscientização maior, sobre o descarte de lixo, destinação correta, para finalizar com chave de ouro. Elas vão para casa e contam isso para a família e amigos fazendo tudo isso crescer e elas também farão o descarte de forma correta”, conclui Cleonice. 

Esse trabalho é permanente, sendo realizado durante o ano todo e são por etapas, de acordo com o interesse das alunas. “Eu gostei muito, já fiz em casa. Toda a segunda eu estava aqui no curso. A gente aprendeu bastante coisa com a professora Cleonice, aprendemos a enfeitar os vidros, vidros pequenos e grandes, ensinou a tonalidade da cor, quem estava com vontade de aprender, aprendeu”, contou a aluna Ivanil Azarias Barreiro, que participa a seis anos do CERTI. 

Roberto Lima de Souza, coordenador do CERTI da Vila Pioneiro explicou que o artesanato faz parte do fortalecimento de vínculo, a mais importante finalidade do CERTI. “Estamos tendo oficina de Canto e Coral, estamos terminando a atividade com os vidros de artesanato e continuamos com as atividades cotidianas do CERTI, com a hidroginástica entre outras. Na próxima semana o curso de artesanato já retoma, com uma nova turma, novas atividades, voltada para artefatos natalinos. As atividades no CERTI não param”. 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Toledo