Apenas Nenê, pelo Vasco, teve a mesma participação em gols decisivos. Ficaram para trás Arrascaeta, Luan, Diego Souza, Ricardo Oliveira, Fred, Scarpa, Guerrero, Everton, Jadson, Rodrinho...

Dudu chegou ao Palmeiras no início da temporada de 2015 e sua permanência no Palmeiras o transformou no jogador mais decisivo por um único clube desde então. Em 192 jogos oficiais, Dudu marcou 23 gols e deu 31 assistências quando a equipe empatava ou perdia por um gol. Independentemente do placar de momento, Dudu marcou 48 gols e fez 44 assistências para companheiros marcarem, tendo participado diretamente de 92 gols. Dudu disputou mais sete amitosos e vai fazer seu jogo número 200 provavelmente contra o Fluminense, mas o Espião Estatístico só considera os dados de jogos oficiais.

De janeiro de 2015 para cá, apenas o meia Nenê, quando atuava pelo Vasco, conseguiu participar do mesmo número de lances decisivos, com 29 gols e 25 assistências.

Participação em gols decisivos* por um mesmo clube desde janeiro 2015

Pênaltis deram trabalho
O desempenho de Dudu no Palmeiras teria sido ainda melhor caso não tivesse perdido a oportunidade de se firmar como cobrador oficial pênaltis da equipe, responsabilidade que passou para o experiente meia Zé Roberto, em 2015, e depois para o lateral Jean, que dividiu as cobranças com outros companheiros. Logo no ínicio de 2015, Dudu fez duas cobranças de pênalti e acertou duas vezes o travessão. Só no Paulista de 2018 Dudu voltou a ter a chance de cobrar pênaltis no tempo regulamentar. Os dados não consideram desempates por disputas de pênaltis. Desde que Dudu chegou, foram 32 pênaltis para o Palmeiras, dos quais Dudu bateu apenas quatro e marcou dois gols.

Grupo seleto
Para ter uma melhor ideia do patamar alcançado por Dudu, somamos a participação em gols independentemente do clube em que atuaram os atletas de janeiro de 2015 em diante, e o atacante do Palmeiras é Top 4 entre nomes pra lá de consagrados.

E são exatamente as cobranças de pênalti que o colocam em um patamar inferior a Ricardo Oliveira, Diego Souza e Fred. Descontados os gols de pênalti, Dudu passa à marca de segundo jogador com maior participação em gols em jogos oficiais de 2015 em diante, atrás apenas de Ricardo Oliveira. Embora a habilidade de cobrar pênaltis seja determinante para um artilheiro, só de entrar nesta seleta lista mostra a importância de Dudu para o Palmeiras.

Quem mais participou de gols desde 2015 na soma dos clubes que defendeu

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Pereira, Leandro Silva, Roberto Maleson, Tatiana Zanatta e Valmir Storti

Fonte: GE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.