Unidades de Saúde estarão coletando preventivos das mulheres e realizando vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Dia D da Campanha Outubro Rosa e da vacinação contra o sarampo é neste sábado, dia 19

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Saúde, programou ações durante todo o mês relativos ao Outubro Rosa. Vale lembrar que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Conforme a secretária Marciane Specht, as unidades realizam programações durante a semana, como ações com os grupos de mamografia. As unidades de saúde também organizaram atividades e palestras. Nesta quinta-feira, dia 17, acontecerá na unidade Estratégia Saúde da Família do Loteamento Augusto e no dia 29, na Vila Gaúcha.
O Dia D da campanha está marcado para este sábado, dia 19, quando as unidades Estratégias de Saúde da Família da sede, de Margarida e Porto Mendes, além da Clínica da Mulher e da Criança (na praça Willy Barth), estarão abertas coletando exames preventivos, das 8h às 16h30.

Na mesma data também acontecerá o Dia D da vacinação contra o sarampo. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como foco especial em dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Cabe lembrar que, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções. De 18 a 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos. Aqui, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha.

Conforme Marciane Specht, quase todas as unidades de saúde do município, da sede e do interior, estão participando da campanha. Apenas as unidades de São Roque e Bom Jardim, que não possuem sala de vacina, não estarão dispondo de doses. Os moradores destas localidades são orientados a buscar a unidade mais próxima, como Margarida, Iguiporã e Porto Mendes.

A secretária ressalta que a meta é vacinar 100% do público alvo, tendo em vista a importância desta imunização. “Pedimos que os pais levem seus filhos para se imunizarem e que os jovens de 20 a 29 anos também se sensibilizem com a campanha. Diante dos casos já confirmados no Brasil, todos temos que ficar em alerta”, apontou a secretária.

Fonte: Assessoria Comunicação Marechal Cândido Rondon