Foi realizada neste domingo, no Rio de Janeiro, a 74ª Regata Escola Naval, considerada a maior competição náutica da América Latina

© Sputnik / Renan Lucio

O tradicional evento, realizado na ilha de Villegagnon, contou com a participação de, aproximadamente, 1.000 competidores nacionais e estrangeiros, além de um grande número de visitantes

Escola Naval da Marinha do Brasil, na ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro
© SPUTNIK / RENAN LUCIOEscola Naval da Marinha do Brasil, na ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro

A Regata Escola Naval, principal modalidade do dia, teve a presença de representantes de nove Marinhas Amigas: Alemanha, Argentina, Chile, Itália, Holanda, Portugal, Peru, Reino Unido e Uruguai. O Brasil terminou em primeiro, seguido das equipes de Uruguai, Itália, Reino Unido e Chile. 

Bandeira do Brasil em prédio da Escola Naval, no Rio de Janeiro
© SPUTNIK / RENAN LUCIOBandeira do Brasil em prédio da Escola Naval, no Rio de Janeiro

Outras duas modalidades foram disputadas: a Meia Maratona de Canoagem Oceânica (dividida em cinco partidas diferentes) e a Regata a Vela de Rádio Controlados. 

Vista das embarcações em competição na baía de Guanabara durante a 74ª Regata Escola Naval
© SPUTNIK / RENAN LUCIOVista das embarcações em competição na baía de Guanabara durante a 74ª Regata Escola Naval

Além das competições, o público presente na ilha pôde desfrutar de uma ampla gama de atividades organizadas pela Marinha do Brasil, como exposições, apresentação da Banda de Música dos Fuzileiros Navais, visita a veículos militares e ao museu local e uma área recreativa para crianças, com direito a cama elástica, tobogã inflável, touro mecânico e animador. 

Veículos militares em exposição na Escola Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro
© SPUTNIK / RENAN LUCIOVeículos militares em exposição na Escola Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro

Organizada pelo Grêmio de Vela da Escola Naval, a Regata da Escola Naval acontece anualmente desde 1946, sempre no segundo domingo de outubro, quando é celebrado o Dia do Velejador.

Este ano, cerca de 800 embarcações de diferentes tipos estiveram presentes. Os resultados provisórios das disputas podem ser conferidos na página do Grêmio. 

Fonte: Sputnik