Além de representar um marco na sucessão do trono britânico, a princesa Charlotte poderá receber um título diferente assim que seu pai, príncipe William, se tornar rei

Além de representar um marco na sucessão do trono britânico, a princesa Charlotte poderá receber um título diferente assim que seu pai, príncipe William, se tornar rei.

Mesmo esse sendo um futuro mais distante (pela sequência, Príncipe Charles deve substituir sua mãe, a Rainha Elizabeth II, e só então, William chegará ao posto), tudo indica que a pequena princesa terá um título de peso: ela é a potencial “Princesa Real”.

Título de Charlotte quando William for rei

JANE BARLOW – WPA POOL/GETTY IMAGES

De acordo com matéria do site People Royals, Charlotte herdará um título diferente assim que príncipe William se tornar rei. O título de “Princesa Real”, no momento, pertence à tia-avó da menina, princesa Anne (que é, portanto, filha da Rainha Elizabeth II). O nome pomposo, aliás, foi dado pela própria mãe a ela.

Acontece que, segundo as tradições da família britânica, apenas uma mulher viva pode ter esse título. Sem contar que a nomeação não é hereditária; o monarca que estiver no comando deve oficializar o título.

WPA POOL / GETTYIMAGES

A Rainha Elizabeth nunca foi uma “Princesa Real” porque o título ficou com sua tia, princesa Mary, até 1965.

No papel, Charlotte já tem uma importância e tanto para a Coroa britânica: ela é a primeira mulher nascida depois de 2013, quando foi promulgada a lei que garante a Coroa para os herdeiros independentemente de gênero.

Segundo o site People Royals, o título foi criado em 1642 e, até agora, só sete mulheres da família real tiveram direito a usá-lo. A origem teria sido para copiar o título de “Madame Real” que as princesas francesas levavam na ocasião.

Sucessão do trono

Vale lembrar que o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico é o príncipe Charles, filho da Rainha Elizabeth; seguido de William, George, e Charlotte se mantendo em quarto lugar, mesmo após o nascimento de seu irmãozinho, príncipe Louis. Por fim, príncipe Harry.

Fonte: Vix/ Natália Geraldo